quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Apetece-me escarrar neste País


Bendita doença a que me atacou nos primeiros dias do novo ano! Bendita seja!
À sua conta ando, desde então, com farta libertação de expectoração. E, sim, apetece-me escarrar neste País.
Convocado por carta registada para comparecer hoje, pelas 15h00, no Centro de Emprego, qual não é o meu espanto quando tomo conhecimento da razão da minha convocatória. Porque não me apresentei na Junta de Freguesia no dia 17 de Novembro, data limite da convocatória, mas apenas no dia seguinte, fui chamado ao Centro de Emprego para me ser entregue uma ADVERTÊNCIA POR ESCRITO.
Mas que País é este? "Não me leve a mal", comecei por dizer à funcionária, "mas vocês chamaram-me aqui, simplesmente, para me entregarem uma advertência por escrito, não para me propor um emprego?".
Então não me tinham enviado logo a advertência em carta registada, em vez da convocatória?! Por isso, apetece-me escarrar neste País.
Já não basta ter que fazer apresentações periódicas na Junta de Freguesia, qual criminoso que tem que se deslocar frequentemente aos postos policiais. Enquanto isso, quem, à má-fé, me colocou nesta situação e me deve muito dinheiro, anda(m) por aí a assobiar para o lado, sem que ninguém lhe(s) deite a mão, sem que ninguém faça nada. Esse(s) não eram apresentações periódicas em lado nenhum. O lugar dele(s), à quantidade de falcatruas, é na cadeia. Mas não. O nosso País persegue quem não tem poder, dinheiro e influência. Por isso, apetece-me escarrar neste País.
Questionei, então, a funcionária da possibilidade de fazer formação. "Sabe, as nossas formações não são para licenciados", respondeu.
Não posso fazer formação pelo Centro de Emprego, porque tenho estudos; não estou abrangido por uma data de incentivos ao emprego, porque não sou desempregado de longa-duração, já tenho 40 anos e 15 de profissão para poder ser estagiário ou candidato a um primeiro emprego e já tenho 40 anos e não 45, como exige um dos requisitos desses mesmos incentivos.
Que raio de País é este?...
Ah, e mais um atraso e sou excluído do lote dos que recebem a prestação social.
Apetece-me escarrar neste País!

Sem comentários: